Onde você aprende em casa

Boquilhas

Boquilhas

 

De que é Feita?

 

A boquilha pode ser feita de: massa plástica, metais, acrilico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

 

Para que serve?

 

         A boquilha é o que provoca o som no sax, ela tem a função igual à de um apito. O som que é feito nela com sua vibração percorre todo o corpo do sax, fazendo assim seu som.

               

Seu formato (Importante)

 

         O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. As alterações nos formatos causam alterações muito significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente (“aberto”) será o som produzido, mas quanto menor a abertura e a profundidade resulta num som abafado e pequeno.

 

Para que serve a palheta

 

         A palheta esta Saxofone como corda para violão. Ao passar o ar entre a palheta e a boquilha é causada uma vibração, que é o que provoca o som.

                A palheta é feita geralmente de cana ou de bambu, embora haja palhetas feitas de fibras e outros materiais sintéticos, estas duram mais que as feitas de cana ou de bambu.

               

                Curiosidade: Quanto mais dura é a palheta mais esforço é feito para poder sair o som.

 

Diferença entre boquilha de Metal e a de Massa

 

         A boquilha de massa embora as pessoas pensem que seja mais para iniciante, elas não são, há exceções, as boquilhas que vem no sax ao comprá-lo, pode ser comparada aos pratos que vem na bateria recém comprada, essas boquilhas que vem no sax são boazinhas para você aprender, mas se quer comprar uma boquilha de massa boa, a equipe Sax On-Line recomenda:

 

Ø  Para iniciantes:

v  Vandoren Jumbo Java a35/ a45/ a55 (esta numeração a45 é dada a abertura da boquilha VANDOREN, quanto maior for o numero de abertura da boquilha, mais aberto será seu som). (RECOMENDADISSIMO)

v  Barkley abertura 4, 5, ou 6.

v  Yamaha 4c.    ...

* Claud laik

Ø  Para Profissionais:

v  Yamaha 7c

v  Vandoren Jumbo Java a95 (RECOMENDADÍSSIMO)

*  Arbi

* Otolink

 

As boquilhas de metal, são menores que as de massa plástica, também tem um som muito bom, pois geralmente as boquilhas de metal já são “abertas”.

 

                                                                                      Equipe Sax On-line

Tópico: Boquilhas

Data 04/06/2014
De daniel
Assunto Re:boquilhas

Boqulha claude Lakey.
Olá tudo bem?
A Boquilha Claude Lakey é fabricada nos Estados Unidos e agora estão vindo com a abraçadeira feita na China. Se onde está escrito made In China for somente na abraçadeira está correto. Caso contrário poderá ser uma cópia ( pirata ). Infelizmente temos vistos muito produtos pirateados pela China. At Daniel Instrumentos musicais.

Data 19/04/2014
De portela
Assunto palhetas indicada

Tenho uma boquilha Everton metalemassa 7 mas estou na duvida de qual palheta fica melhor com uma sonoridade voltada para o pop ou jazz

Data 10/07/2014
De rafael
Assunto Re:palhetas indicada

Ola portela tudo bem , essa boquilha ja foi feita para um som pop, entao as palhetas que fiquem bem legal , vai ser fibraceel n: 2 , ai vai ficar bem pop, mas se querer dar uma quebrada no brilho use uma palheta da rico n: 2

Data 10/07/2014
De rafael
Assunto Re:palhetas indicada

Palhetas fibraceel n:2 fica bem pop, mas se querer redusir o brilho use palhetas da rico n: 2

Data 07/04/2014
De Jason P. Montes
Assunto Boquilhas

Olá pessoal gostaria de uma dica. as boquilhas Everton são boas para iniciantes. Sou cristão e toco músicas gospel (estou no aprendizado é claro)
Desde já obrigado pela ajuda.

Data 19/05/2014
De Juliano
Assunto Re:Boquilhas

Olá Jason eu estou usando a boquilha everton full pop 7 massa metal gostei muito do som dela os graves e agudos são muito bons, pode comprar que não vai se arrepender, mais uma dica pra vc, boquilha é uma questão de adaptação a ela vc pode comprar a melhor e não se adaptar entendeu. Abraço.

Data 02/07/2014
De Rre
Assunto Re:Boquilhas

Continua com a que veio no instrumento, fique com ela pélo menos um ano dois ... E estude bastante desenvolva bastante ai voce busca uma outra boquilha .. POis sua musculatura espera forte ..

Data 01/04/2014
De magno
Assunto boquilha

sou iniciante mas ja tenho algumas praticas no sax alto, a minha boquilha e rico c7, mas tenho dificuldade com ela, o sopro fica muito pesado. porque isso acontece e, qual seria a recomendavel para mim. obrigado desde já.

Data 01/06/2014
De dario
Assunto Re:boquilha

ola magno , no começo tive as mesmas dificuldades , esta boquilha é muito pesada mesmo tente esperimentar uma palheta vandorem red ela é bem leve , se nao resolver compre uma boquilha yamaha 4c éla é ecelente para iniciantes . depois me diga darioferrazbaldaia@gmail.com

Data 11/03/2014
De Tavares.ely@ hotmail. Com
Assunto Boquilha

Sou iniciante tenho sax alto e uso uma boquilha 4C, estou tendo dificuldade, seria o caso trocar a boquilha ?

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Montar loja virtual Webnode