Onde você aprende em casa

Boquilhas

Boquilhas

 

De que é Feita?

 

A boquilha pode ser feita de: massa plástica, metais, acrilico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

 

Para que serve?

 

         A boquilha é o que provoca o som no sax, ela tem a função igual à de um apito. O som que é feito nela com sua vibração percorre todo o corpo do sax, fazendo assim seu som.

               

Seu formato (Importante)

 

         O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. As alterações nos formatos causam alterações muito significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente (“aberto”) será o som produzido, mas quanto menor a abertura e a profundidade resulta num som abafado e pequeno.

 

Para que serve a palheta

 

         A palheta esta Saxofone como corda para violão. Ao passar o ar entre a palheta e a boquilha é causada uma vibração, que é o que provoca o som.

                A palheta é feita geralmente de cana ou de bambu, embora haja palhetas feitas de fibras e outros materiais sintéticos, estas duram mais que as feitas de cana ou de bambu.

               

                Curiosidade: Quanto mais dura é a palheta mais esforço é feito para poder sair o som.

 

Diferença entre boquilha de Metal e a de Massa

 

         A boquilha de massa embora as pessoas pensem que seja mais para iniciante, elas não são, há exceções, as boquilhas que vem no sax ao comprá-lo, pode ser comparada aos pratos que vem na bateria recém comprada, essas boquilhas que vem no sax são boazinhas para você aprender, mas se quer comprar uma boquilha de massa boa, a equipe Sax On-Line recomenda:

 

Ø  Para iniciantes:

v  Vandoren Jumbo Java a35/ a45/ a55 (esta numeração a45 é dada a abertura da boquilha VANDOREN, quanto maior for o numero de abertura da boquilha, mais aberto será seu som). (RECOMENDADISSIMO)

v  Barkley abertura 4, 5, ou 6.

v  Yamaha 4c.    ...

* Claud laik

Ø  Para Profissionais:

v  Yamaha 7c

v  Vandoren Jumbo Java a95 (RECOMENDADÍSSIMO)

*  Arbi

* Otolink

 

As boquilhas de metal, são menores que as de massa plástica, também tem um som muito bom, pois geralmente as boquilhas de metal já são “abertas”.

 

                                                                                      Equipe Sax On-line

Tópico: Boquilhas

Data 09/10/2014
De Thiago Kim
Assunto Re:sobre boquilha e palheta

Eu uso uma boquilha A8 , uso a palheta Vandoren Java 3/2

Data 19/11/2014
De Álvaro Henrique
Assunto Re:sobre boquilha e palheta

Olá, a melhor pra vc, seria uma Ivan Meyer, converse com ele via e-mail e conte pra ele qual boquilha vc usa e saiba (com ele) qual a medida certa pra vc, ele faz boquilhas incríveis, confira vc mesmo, elas tem graves mto bonitos e agudos mto legais, e com ele mesmo, vc adquire sua palheta fibracell, otima pra boquilha dele, o site dele é o SOPRASAX http://www.soprasax.com.br/
Eu tenho uma boquilha dele, é excelente. Deus abençoe.

Data 15/08/2014
De Irilanda
Assunto NÃO CONSIGO TIRAR SOM

toco tenor;;;;

Data 15/08/2014
De Irilanda
Assunto NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Olá amigos, toco sax a 4 anos, já troquei de sax varias vezes hoje uso um eangle novo minha boquilha sempre foi uma rico royal N5 só que como hoje toco profissionalmente em barzinho resolvi mudar de boquilha e compra uma mais profissional, comprei uma de massa e metal da everton N7 nova, meu primo que toca conseguiu um som massa nela só que eu quando vou sa não consigo tirar som nela, sopro sopro e so sai ar e nada de som, como se algo tivesse errado ou seja a palheta não vibrasse, eu uso uma palheta não nova da rico N2,5, Gostaria de umas dicas tou triste por não conseguir tocar com minha boquilha nova.

Data 17/08/2014
De caleb
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Ola amigo! sua boqilha rico royal n5 e fechada, ea outra mais aberta axperimenta usar uma palheta 1,1\2.

Data 24/09/2014
De Louriano
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Boa Tarde!

A informação do amigo caleb esta corretíssima, na escola americana de sax ensinam que quanto maior a abertura da boquilha, mais mole deve ser a palheta, toco sax a pelo menos 10 anos, hoje utilizo uma boquilha Everton N7 como a sua, aliado com uma boa palheta vc vai tirar sons fantásticos, aconselho vc testar uma palheta Fibracell 1 1/2.

Data 17/11/2014
De ronaldo ramade
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

eu tive o mesmo problema e depois de examinar a boquilha durante algumas horas, e ao apoiar a palheta sobre a superficie de contato da boquilha, pude perceber que a superficie estava irregular. coloquei uma lixa bem fina sobre a superficie de um vidro e apoiei a boquilha com a superficie que apoia na palhete e suavemente deslizei sobre a lixa uma so vez, e olhei aonde a lixa teve contato com a boquilha e fui fazendo assim suavemente até que a superficie entrou toda em contato com a lixa. Tome cuidado para nao desgastar demais. Faça isso suavemente. A minha ficou otima.

Data 19/11/2014
De Álvaro Henrique
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Olá, veja se a boquilha é muito aberta, mas no caso tente mudar de palheta (recomendo) mude de marca e de numeração, por exemplo, se usa uma número 2,0, use uma palheta 1,5, palhetas 1,5 não são só pra iniciantes, depende da sua boquilha, tente usar Vandoren, Plasticover, mesmo a da Rico, mas todas de numeração 1,5. Tente Isso.

Data 20/11/2014
De Evdr
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

...Tenta usar uma palheta mais leve, talvez 1,5 ou 2 mm.

Data 09/08/2014
De lucas coitinho
Assunto boquilha de metal

Ola tenho um sax alto weril e a boquilha é que vem no sax. eu quero comprar uma de metal. eu ja toco a uns 5 anos qual boquilha de metal vcs me recomendam pra min poder ter um pouco mais de facilidade em algumas notas e melhorar o som do sax?

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Montar loja virtual Webnode