Onde você aprende em casa

Boquilhas

Boquilhas

 

De que é Feita?

 

A boquilha pode ser feita de: massa plástica, metais, acrilico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

 

Para que serve?

 

         A boquilha é o que provoca o som no sax, ela tem a função igual à de um apito. O som que é feito nela com sua vibração percorre todo o corpo do sax, fazendo assim seu som.

               

Seu formato (Importante)

 

         O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. As alterações nos formatos causam alterações muito significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente (“aberto”) será o som produzido, mas quanto menor a abertura e a profundidade resulta num som abafado e pequeno.

 

Para que serve a palheta

 

         A palheta esta Saxofone como corda para violão. Ao passar o ar entre a palheta e a boquilha é causada uma vibração, que é o que provoca o som.

                A palheta é feita geralmente de cana ou de bambu, embora haja palhetas feitas de fibras e outros materiais sintéticos, estas duram mais que as feitas de cana ou de bambu.

               

                Curiosidade: Quanto mais dura é a palheta mais esforço é feito para poder sair o som.

 

Diferença entre boquilha de Metal e a de Massa

 

         A boquilha de massa embora as pessoas pensem que seja mais para iniciante, elas não são, há exceções, as boquilhas que vem no sax ao comprá-lo, pode ser comparada aos pratos que vem na bateria recém comprada, essas boquilhas que vem no sax são boazinhas para você aprender, mas se quer comprar uma boquilha de massa boa, a equipe Sax On-Line recomenda:

 

Ø  Para iniciantes:

v  Vandoren Jumbo Java a35/ a45/ a55 (esta numeração a45 é dada a abertura da boquilha VANDOREN, quanto maior for o numero de abertura da boquilha, mais aberto será seu som). (RECOMENDADISSIMO)

v  Barkley abertura 4, 5, ou 6.

v  Yamaha 4c.    ...

* Claud laik

Ø  Para Profissionais:

v  Yamaha 7c

v  Vandoren Jumbo Java a95 (RECOMENDADÍSSIMO)

*  Arbi

* Otolink

 

As boquilhas de metal, são menores que as de massa plástica, também tem um som muito bom, pois geralmente as boquilhas de metal já são “abertas”.

 

                                                                                      Equipe Sax On-line

Tópico: Boquilhas

Data 04/02/2016
De fabio junior
Assunto boquilhas

atualmente estou com uma boquilha jumbo java a45 e queria saber que palheta deveria usar. Sempre usei fibracell.

meu e-mail:fabaojr35@hotmail.com

Data 30/01/2016
De Oséias
Assunto Boquilhas

Olá tenho um sax soprano weril spectra 4, uso boquilha Ivan Meyer e palheta fibracell 1,5 não agradei do som, preciso de um som alto e macio, qual boquilha e palheta devo usar?
Desde já agradeço
Oseiasdias2016@gmail.com

Data 29/01/2016
De RODRIGO
Assunto SAX ANTIGO

OLÁ. TENHO UM SAX TENOR GALASSO E USO UMA BOQUILHA DE ACRÍLICO. GOSTARIA DE SABER QUAL BOQUILHA COMPRO PARA TIRAR SONS BRILHANTES.
DESDE JÁ AGRADEÇO.

Data 07/12/2015
De Marcelo
Assunto boquilha yamaha 7C (SAX ALTO)

Gosatria de saber a boquilha yamaha 7C é boa para tocar na orquestra da CCB?

Data 18/11/2015
De emanuel
Assunto relação boquilhaXpalheta

tenho uma boquilha BARI 7 e preciso saber detalhes sobre ela. Se é considerada uma boa boquilha, que palheta devo usar etc. imail. joellivre50@gmail.com

Data 09/11/2015
De Abner
Assunto Boquilhas

Cara equipe da Sax Online.
Gostaria de que verificassem a informação de que a boquilha Claude Lakey é para iniciantes. Assim como algumas outras.
Lembrando que quando falamos de boquilhas temos que levar várias coisas em conta, como: escola americana (boquilha aberta/palheta leve), escola francesa (boquilha fechada/palheta pesada), sexo, idade, estatura física, estilo musical.
O que me chama a atenção é que a Claude Lakey é uma ótima boquilha para sax alto, porém de dificil controle, e em via de regra iniciantes quebram a cara com ela.
Se a Yamaha 7C é "profissional" a Claude Lakey e a Barkley deveriam ser o que então?? Meu e-mail para sua resposta: abnersantos19@hotmail.com

Data 28/09/2015
De Eli Casão
Assunto Qual palheta.

Ganhei um Sax Tenor Werill com a Boquilha Claud Laik 8*3 , estou iniciando com o novo ¨briquedinho¨ rs, qual melhor palheta usar, obs* veio com Rico 2 e não sai som, agora com boquilha original dele sai... gostaria que me orientassem... grato att Eli Casagrande.

Data 09/11/2015
De Abner
Assunto Re:Qual palheta.

Caro Eli!
Possuo e uso muito a Claude Lakey, é uma ótima boquilha.
Nesta abertura 8*3 deves usar uma palheta leve, como 1,5 ou 2. Se quer um som brilhante vai de Vandorem ZZ ou Java, som escuro recomendaria a La Voz ou Vandorem Tradicional.
Meu e-mail: abnersantos19@hotmail.com
Abraço!

Data 24/08/2015
De carlos alexandre
Assunto palheta

Toco sax alto Tenho uma boquilhia yamara 4c Qual a palheta devo usar

Data 03/08/2015
De wagner barbosa
Assunto sax auto weril Brasil

Eu to usando paleta fibracel n2 boquilhia yamaha 5C estou em duvida

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode