Onde você aprende em casa

Boquilhas

Boquilhas

 

De que é Feita?

 

A boquilha pode ser feita de: massa plástica, metais, acrilico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.

 

Para que serve?

 

         A boquilha é o que provoca o som no sax, ela tem a função igual à de um apito. O som que é feito nela com sua vibração percorre todo o corpo do sax, fazendo assim seu som.

               

Seu formato (Importante)

 

         O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. As alterações nos formatos causam alterações muito significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente (“aberto”) será o som produzido, mas quanto menor a abertura e a profundidade resulta num som abafado e pequeno.

 

Para que serve a palheta

 

         A palheta esta Saxofone como corda para violão. Ao passar o ar entre a palheta e a boquilha é causada uma vibração, que é o que provoca o som.

                A palheta é feita geralmente de cana ou de bambu, embora haja palhetas feitas de fibras e outros materiais sintéticos, estas duram mais que as feitas de cana ou de bambu.

               

                Curiosidade: Quanto mais dura é a palheta mais esforço é feito para poder sair o som.

 

Diferença entre boquilha de Metal e a de Massa

 

         A boquilha de massa embora as pessoas pensem que seja mais para iniciante, elas não são, há exceções, as boquilhas que vem no sax ao comprá-lo, pode ser comparada aos pratos que vem na bateria recém comprada, essas boquilhas que vem no sax são boazinhas para você aprender, mas se quer comprar uma boquilha de massa boa, a equipe Sax On-Line recomenda:

 

Ø  Para iniciantes:

v  Vandoren Jumbo Java a35/ a45/ a55 (esta numeração a45 é dada a abertura da boquilha VANDOREN, quanto maior for o numero de abertura da boquilha, mais aberto será seu som). (RECOMENDADISSIMO)

v  Barkley abertura 4, 5, ou 6.

v  Yamaha 4c.    ...

* Claud laik

Ø  Para Profissionais:

v  Yamaha 7c

v  Vandoren Jumbo Java a95 (RECOMENDADÍSSIMO)

*  Arbi

* Otolink

 

As boquilhas de metal, são menores que as de massa plástica, também tem um som muito bom, pois geralmente as boquilhas de metal já são “abertas”.

 

                                                                                      Equipe Sax On-line

Tópico: Boquilhas

Data 28/10/2014
De cleiton
Assunto boquilha e palheta

Olá galera saxofonista alguém sabe me dizer se a boquilha da yamara 7c aceita palheta fibracell 2 saX soprano

Data 08/09/2014
De Matheus
Assunto melhor boquilha

Por favor presiso saber a melhor boquilha urgente

Data 04/09/2014
De gersom de camargo olindo
Assunto sobre boquilha e palheta

A PAZ DE DEUS: tendo uma boquilha de metal A7, qual seria a palheta ideal, meu sax reto(soprano), me indique por favor qual a melhor palheta e boquilha.
DEUS QUE TE ABENÇOE

Data 05/09/2014
De Anderson
Assunto Re:sobre boquilha e palheta

A que vc conseguir tocar sem muita dificuldade , eu uso vandorem n 2

Data 24/09/2014
De Louriano
Assunto Re:Re:sobre boquilha e palheta

Você pode testar a Fibracell e um pouco mais cara que as palhetas de cana mas tem tem um timbre muito bom... Também sua durabilidade é bem superior... aliado a uma boa boquilha vc vai tirar sons surpreendentes.

Data 09/10/2014
De Thiago Kim
Assunto Re:sobre boquilha e palheta

Eu uso uma boquilha A8 , uso a palheta Vandoren Java 3/2

Data 15/08/2014
De Irilanda
Assunto NÃO CONSIGO TIRAR SOM

toco tenor;;;;

Data 15/08/2014
De Irilanda
Assunto NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Olá amigos, toco sax a 4 anos, já troquei de sax varias vezes hoje uso um eangle novo minha boquilha sempre foi uma rico royal N5 só que como hoje toco profissionalmente em barzinho resolvi mudar de boquilha e compra uma mais profissional, comprei uma de massa e metal da everton N7 nova, meu primo que toca conseguiu um som massa nela só que eu quando vou sa não consigo tirar som nela, sopro sopro e so sai ar e nada de som, como se algo tivesse errado ou seja a palheta não vibrasse, eu uso uma palheta não nova da rico N2,5, Gostaria de umas dicas tou triste por não conseguir tocar com minha boquilha nova.

Data 17/08/2014
De caleb
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Ola amigo! sua boqilha rico royal n5 e fechada, ea outra mais aberta axperimenta usar uma palheta 1,1\2.

Data 24/09/2014
De Louriano
Assunto Re:NÃO CONSIGO TIRAR SOM

Boa Tarde!

A informação do amigo caleb esta corretíssima, na escola americana de sax ensinam que quanto maior a abertura da boquilha, mais mole deve ser a palheta, toco sax a pelo menos 10 anos, hoje utilizo uma boquilha Everton N7 como a sua, aliado com uma boa palheta vc vai tirar sons fantásticos, aconselho vc testar uma palheta Fibracell 1 1/2.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Montar loja virtual Webnode